5.6.09

E você, o que faz?


Dia Mundial do Meio Ambiente

Um tema de máxima importância, apesar do marketing e apelo da mídia, temos que abrir os olhos e ver o que realmente acontece. Não é difícil notar as diferenças e agressões. Uns até tentam esconder, mas a questão é que desta forma, o futuro é certo. O planeta não tem capacidade de sustentar o modo de vida em que vivemos, por muito mais tempo. As fontes não são renováveis, um dia vão se esgotar.

Não sou extremista, mas acredito que de grão em grão, podemos mudar o andamento das coisas. Ecologia é consciência, não somente atitude. Temos que nos preocupar com o que estamos consumindo, o que é realmente necessário. De onde vem os alimentos que comemos e como e por quem são feitos os produtos que consumimos? Contribuir para a seta do consumismo de maneira desenfreada é tapar os olhos para o óbvio. Eletrônicos são feitos para quebrarem ou ficarem obsoletos em um prazo de vida pré estipulado, assim teremos que comprar produtos novos e gerar mais lixo. Contribuir para a seta e consumir cada vez mais.

Ecologia é "mais do um tema que está na moda", é urgência.

Pequenas atitudes, que com a união e consciência de "todos", trarão grandes mudanças:

- Recicle seu lixo. Não custa, não dói.
- Deixar a torneira fechada enquanto ensaboa louça, escova os dentes, ensaboa o corpo ou cabelo.
- Só use do mercado as sacolas que você realmente utilizará para o lixo.
- Prefira sacolas biodegradáveis e lixos maiores para utilizar menos plástico.
- Prefira os produtos com embalagens reutilizáveis, como vidros, armazenando alimentos, temperos e outros. Tudo que puder reutilizar será útil e você ainda estará contribuindo para consumir menos, ao não comprar potes de plásticos por exemplo.
- Reutilizar e criatividade são os tópicos principais: o consumo é inevitável, porém podemos ter consciência do que compramos. Saber a procedência dos produtos/embalagens e o que fazer com eles. Por exemplo: utilizar as latas de alumínio como vasos (pode-se decorar as latas inclusive) ou para armazenar quinquilharias já é uma boa saída.
- Saber se a empresa pela qual você utiliza os serviços, está contribuindo para o meio ambiente. Procurar se informar dos projetos sociais e ambientais em que ela está engajada. Estar atento e consumir de quem repõe o que se tira da nossa natureza.
- Guardar óleo em garrafas PET para deixar em depósitos apropriados para reciclagem (como Banco Real). Com óleo sujo, muitos ganham a vida transformando em sabão.
- Separar as pilhas para reciclagem. Existem diversas instituições pelo Brasil que prestam este serviço (aqui em Santos, a Unimonte o faz).
- Consumir menos e com consciência. Menos plástico (pense antes de comprar), isopor somente quando carnes e frangos (eles mantém estes alimentos por mais tempo, por isto ainda são utilizados), Eco bags no lugar de sacolas plásticas (Que estão cada vez mais frágeis. Fique atento, não são sacolas biodegradáveis). A cada 10 sacolas que utilizamos do mercado, mais 100 são fabricadas. Não incentivar esta produção é o ideal.
- Saber a procedência dos alimentos. Prefira as verduras e legumes orgânicos.
- Se não estiver utilizando computador, tv, ventiladores e eletrodomésticos em geral, desligue-os. O consumo de aparelhos em stand by pode representar 12% do consumo doméstico de energia.
- Evite utilizar lâmpadas durante o dia. Abrindo janelas e cortinas você usará muito melhor a luz do Sol.
- Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Com 40 Watts iluminam mais que uma incandescente de 150 Watts, além de durar dez vezes mais e economizar até 80% de energia comparada com a lâmpada comum.
- Procure os postos de coleta (celulares, baterias e pilhas) mais próximos e deposite. Existem várias Ongs que recolhem (
www.cdi.org.br).
- Não deixe aparelhos de celular "dormindo" junto com você enquanto carrega. Dê a carga necessária e desligue-o.
- No caso de comprar eletrodomésticos novos, prefira
os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Eles farão grande diferença na conta de luz, pois consomem menos energia.
- Reduza o tempo de banho. Faça xixi no banho!, economizando água das descargas.
- Sempre que puder, reutilize a água da máquina de lavar. Lavando chão, deixando produtos de molho, você já economiza litros de água.
- Varra e não lave as calçadas. Milhares de litros de água são desperdiçados desta forma, e não temos razão alguma para isto!
- Se tiver a oportunidade, plante uma árvore. Semeie a idéia.

O que você faz?

Nenhum comentário: