11.4.11

Eu transito, você ama.

transitar (z)
v. tr.

(trânsito + -ar)
1. Passar ou andar; fazer caminho. = percorrer
2. Mudar de lugar, de estado, de condição.


Eu transito, você ama.

- E se transitar é percorrer, eu o faço porque sou viva. Vejo o verbo transitar como um viver impulsivo, uma queda derradeira ou uma paixão avassaladora. E transitar também é mudar de estado, de condição. Transitar é viver, como disse. Não há trânsito sem mudanças. Não há trânsito sem deslocar algo. Mesmo que este algo seja algo além do seu corpo e caia mais no plano metafisico.

            Ela acende mais um cigarro. Bebe dois goles e meio de cerveja.

- Sabe? Ora e outra gosto de analisar meus pequenos trânsitos insolentes, acredito que tenho muito o que pensar sobre. Sinto-me estranha quando estou a programá-los. Prefiro a execução, o ato, o contrato comigo de fazê-lo. E logo. Como programar o que é para ser um impulso? Como deslocar, mudar e sair de condição sem que haja programação? É, ambíguo, eu sei.

            Ele enche o copo novamente.

- Eu amo você.

           Ela finge ignorar. Bebe o copo inteiro.

- Acredito também (ora muito, ora menos) em acasos, descasos, sarcasmos, colapsos e muitos asos perdidos. Só não me faça crer nos pleonasmos do amor. Era nesse ponto que queria chegar: são puros exageros, muito alcoólicos para mim. Ápice de virtudes que mais tarde serão intoleráveis até ao simples olhar.

             Ele a olha fixamente, engole seco. A garganta está seca. O último gole da cerveja já quente. Paralisa. Sente frio e ajeita o copo para direita, alinhando-o ao dela.

- Deixemos de besteiras! Faça-me um favor? Traga mais uma dose de cachaça. Para nós dois. Hoje é nosso dia.

              Ela acende o cigarro. Ele pega dois copos de cachaça, acende um cigarro. Ele quer acreditar - e faz isso com toda convicção - que nela ainda exista alguma coisa, qualquer resto de amor. Ela quer acreditar que ele não perceberá que nada existe. Ela não quer magoar, mas não tem culpa. Não mais. Despiu-se de toda culpa quando começou a se admirar.

Um comentário:

Guilherme disse...

Tu transitas, ele ama: trama.